UniK – Educação Corporativa

UniK – Educação Corporativa

 

A educação é uma prioridade para a Kinross e um pilar para a sustentabilidade de seus negócios.

 

O nosso objetivo é formar e qualificar os(as) empregados(as), oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvimento contínuo para todos(as).

 

Para nós, educar é muito mais do que treinar para um ofício, é fazer as pessoas aprenderem a pensar. Assim, usando a criatividade e a capacidade crítica, nossas pessoas serão capazes de se tornarem protagonistas de suas próprias vidas e agentes de transformação no mundo.

 

Por meio de parcerias internas com nossos(as) especialistas e com instituições de ensino do Brasil e do mundo, a UniK – Educação Corporativa oferece, através do Plano de Desenvolvimento Individual, soluções educacionais para todos(as).

 

Saiba Mais

Plano de Desenvolvimento Individual

O Plano de Desenvolvimento Individual – PDI direciona o desenvolvimento de pessoas de maneira alinhada aos valores e aos objetivos estratégicos da Kinross e possibilita a aquisição de novos conhecimentos, ferramentas, competências técnicas e comportamentais.

 

O planejamento do PDI é realizado anualmente com base em nossas Soluções Educacionais, visando:

  • Fortalecer as competências técnicas e comportamentais exigidas para a função;
  • Preparar para assumir novas responsabilidades e desafios;
  • Atender a legislação brasileira, padrões internos ou corporativos.

 

Esperamos que cada empregado(a) coloque em prática todo o seu potencial e atue como protagonista de sua própria história na empresa.

 

Conheça nossas soluções

Desenvolvimento da Liderança

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Formação continuada

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Desenvolvimento com o outro no local de trabalho

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Deselvolvimento de idiomas

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Team Building

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Desenvolvimento On-line

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Desenvolvimento Técnico

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Desenvolvimento em SSMA e Responsabilidade

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*Atenção: Todos os programas descritos acima estão sujeitos a alterações, conforme política e corporativa.

 

Você sabe como construir um Plano de Desenvolvimento Individual?

Clique aqui e descubra!

Programa de Liderança Brasil

 

O programa foi criado em parceria com o Corporativo da Kinross no incentivo ao desenvolvimento de todos(as) os(as) gestores(as) de pessoas e baseia-se no formato Kinross de Liderança (12 capacidades de liderança e os comportamentos correspondentes esperados em cada nível de liderança – DNA).

 

Trilha de Desenvolvimento de Liderança

 

 

 

 

 

 

Programa de Desenvolvimento de Supervisores

 

O Programa de Desenvolvimento de Supervisores visa acelerar o desenvolvimento de competências essenciais de Gestão e Liderança, possibilitando estimular a reflexão sobre o papel do(a) líder, preparando-o(a) para os desafios da posição, bem como instigando a se tornarem protagonistas de sua trajetória profissional.

 

O programa é conduzido através de uma Trilha de Desenvolvimento, que possibilitará o autoconhecimento, a aquisição de conhecimentos e ferramentas para gestão das pessoas e dos processos.

 

Eu, Líder Protagonismo, papel, características e responsabilidades do(a) líder e vivência dos Valores Kinross.

 

Eu lidero as pessoas Capacidade de decidir, influenciar, gerar confiança e inspirar as pessoas para à obtenção dos resultados por meio delas.

 

Eu lidero processos Promover habilidades para desafiar o processo, utilizando ferramentas de gestão que possibilitem a visão sistêmica, sustentabilidade e melhoria contínua.

 

Mentoring

Processo de troca de conhecimento, realizado com a ajuda de um(a) profissional experiente que estimula o desenvolvimento de outro(a) profissional em habilidades essenciais para sua carreira em linha com a estratégia da Kinross.

 

Mentores(as): Profissionais experientes da KGC com reconhecida trajetória de carreira, estilo de liderança e ética, com interesse e disponibilidade para compartilhar suas experiências.

 

Mentorados(as): Profissionais em carreira ascendente, com liderança de pessoas ou processo, ocupando posições estratégicas na Kinross. Conheça mais sobre o processo de Mentoring!

 

Coaching

Processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências comportamentais direcionado à conquista de metas e resultados, realizado por consultoria especializada.

 

Coach: Profissional habilitado(a) para utilizar as técnicas e ferramentas do processo no intuito de desenvolver, em âmbito pessoal ou profissional, outras pessoas. O papel do(a) Coach é o de estimular, auxiliar e despertar no individuo seu potencial infinito para alcance dos resultados.

 

Coachee: Pessoa que passa pelo processo de Coaching e vivencia cada uma das etapas do mesmo. O processo gira em torno da definição dos seus objetivos e das ações desempenhadas para que o resultado desejado sela alcançado.

Desenvolvimento de Idiomas

A política da Kinross tem como objetivo promover a melhora contínua da proficiência em outro idioma, visando ao aprimoramento das habilidades de comunicação e ao desenvolvimento profissional dentro da organização.

 

O programa possui dois formatos distintos:

 

Kinroso By You: As aulas são realizadas através de uma plataforma de desenvolvimento on-line, por meio de vídeos, atividades gramaticais e tutorias ao vivo com professores nativos.

Kinross Private: As aulas são realizadas na instituição definida pelo empregado(a), podendo ser em escolas locais, com professores particulares ou ensino a distância, através do processo de reembolso mensal.
Em ambos os formatos, as solicitações para participação devem estar mapeadas e aprovadas no PAI (Plano de Desenvolvimento Individual) do(a) empregado(a).

 

Para a inclusão nos programas Kinross By You ou Private, um formulário deve ser preenchido, autorizado pelo(a) Gerente da área e aprovado pela Diretoria de Recursos Humanos.

 

Os(As) empregados(as) devem realizar uma avaliação de proficiência linguística e serão reavaliados semestralmente.

 

A área de Treinamento e Desenvolvimento é responsável pelo acompanhamento e pela gestão da evolução dos(as) empregados(as).  As aulas devem ser realizadas fora do ambiente de trabalho.

 

Conheça mais sobre o programa

Cursos Presenciais

São ações com foco no desenvolvimento de competências técnicas, transversais e operacionais para aumento da qualidade e da produtividade na execução das atividades.

 

As ações podem ser internas ou externas e compreendem cursos abertos, seminários ou congressos.

 

Feiras e eventos comerciais com o objetivo de desenvolver novos fornecedores ou outros não são considerados como PDI.

 

Cursos com valor acima de R$ 6.000,00 ou realizados fora do país deverão ser avaliados e validados pelo Comitê de Desenvolvimento de Pessoas.

 

Ações de desenvolvimento com a mesma finalidade poderão ser realizadas In Company.

 

Serão elegíveis todas as demandas que tiverem correlação com a área de atuação, e que seja apresentado o Retorno do Investimento (ROI) após a realização do treinamento, bem como o compartilhamento do conhecimento adquirido.

 

Será avaliada a disponibilidade orçamentária para execução das demandas.

 

Visita Técnica

Troca de experiências entre empresas do grupo ou outras empresas, para conhecimento e aplicação das melhores práticas, com foco na melhoria de processos, obedecendo aos seguintes critérios:

 

  • A Visita Técnica precisa estar correlacionada com algum projeto ou novas tecnologias a serem implantadas;
  • A Visita Técnica Internacional precisa ser aprovada pelo comitê de desenvolvimento, e a Visita Técnica Nacional precisa ser aprovada pelo(a) gestor(a) da área.

 

Ao final da visita, o(a) empregado(a) deverá compartilhar o conhecimento e as boas práticas evidenciadas no processo.

 

O investimento será de responsabilidade da área solicitante.

Formação Continuada

Compreendem as pós-graduações, as especializações, bem como outros cursos de longa duração que estejam atrelados à área de atuação.

 

Os(as) empregados(as), para serem elegíveis à formação continuada, precisam fazer parte do Grupo Global* e ter no mínimo 1 ano de empresa.

 

A empresa subsidiará 70% do valor do curso e o investimento com logística. O(a) empregado(a) terá coparticipação de 30% no pagamento da formação.

 

Será avaliada a disponibilidade orçamentária para a execução das demandas, bem como a aprovação pelo Comitê de Desenvolvimento de Pessoas**.

 

O(a) empregado(a) deve assinar um Termo de Mútuos Compromissos e apresentar a justificativa da correlação do curso com a área de atuação, o conteúdo e os resultados esperados, garantindo, assim, o Retorno do Investimento (ROI), que pode ser traduzido em melhorias na área de atuação, aplicação de novas tecnologias, entre outras.

 

Conheça mais sobre a formação continuada:

 

*Grupo Global: o Grupo Global é composto por Analistas Sr., Engenheiros(as), Geólogos(as) e empregados(as) em posição de liderança.

 

**Comitê de Desenvolvimento de Pessoas: comitê para avaliação das demandas de PDI, composto pelo RH, Diretores e Vice-Presidente.

Team Building

O Team Building tem como objetivo o desenvolvimento, o fortalecimento e a construção de equipes. Visa estreitar os vínculos existentes entre os(as) empregados(as), tornando-os(as) mais conscientes sobre como estabelecer relações mais saudáveis e produtivas. Nesse sentido, estruturamos com as áreas momentos que promovam a integração e o engajamento do time, abrangendo metodologias vivenciais.

 

As atividades do Team Building abordam temas como: administração de mudanças e conflitos, tomada de decisão, planejamento em equipe, percepção e análise de si mesmo(a) e dos(as) outros(as), papéis, identidade e integração da equipe, comunicação, feedback e motivação, entre outros.

 

A área precisa ter disponibilidade orçamentária e apresentar a demanda com o objetivo estratégico e os resultados esperados para a avaliação e o planejamento da atividade.

Desenvolvimento em SSMA e Responsabilidade Social

Os treinamentos de Saúde, Segurança, Meio Ambiente (SSMA) e Responsabilidade Social são relacionados às atividades desenvolvidas, aos seus riscos e impactos e, também, à prevenção e à execução dos procedimentos de forma correta e segura. Esses treinamentos são classificados de acordo com os Requisitos Legais (Normas Regulamentadoras) de Auditoria e Internos.

 

Para facilitar a Gestão dos Treinamentos, foram criados conceitos de Obrigatórios e Necessários.

  • Treinamentos Obrigatórios – são aqueles que impedem o acesso dos(as) empregados(as) ao site caso não estejam vigentes, conforme tabela abaixo.
  • Treinamentos Necessários – são aqueles em que os(as) empregados(as) são impedidos(as) de exercer as atividades inerentes a eles(elas), se estiverem vencidos.

 

Treinamentos obrigatórios

Os treinamentos de SSMA e Responsabilidade Social são realizados em dois formatos: Presenciais e On-line:

 

  • Os treinamentos presenciais são realizados no Centro de Treinamento na Planta I ou em outro local a ser definido.
  • Os treinamentos on-line são realizados no Portal UniK: A programação de treinamentos de SSMA e Responsabilidade Social é disponibilizada mensalmente, e as inscrições deverão ser realizadas através do Portal Web.

 

Clique aqui para fazer sua inscrição

 

Atenção: Só poderão participar do treinamento os(as) empregados(as) que estiverem inscritos(as) na turma.

Desenvolvimento com o outro no local de trabalho

Além das ações educacionais com foco no desenvolvimento de competências críticas para o pleno desempenho na função, devem ser priorizadas ações de aprendizagem que possam ser executadas no dia a dia do trabalho, valorizando experiências focadas em interação com outras pessoas, novos projetos da área, atividades mais complexas, substituição de férias, entre outras.

 

Pesquisas indicam que 70% do conhecimento necessário para um bom desempenho é aprendido pela experiência e pelo contato com outras pessoas.

 

Aprendizagem prática

Aprendendo no local de trabalho, através de experiências, tarefas e resolução de problemas. Exemplos:

  • Participar de tarefas ou projetos desafiadores;
  • Participar de reuniões estratégicas;
  • Ser exposto/aumentar visibilidade;
  • Apoiar a integração de novo(a) empregado(a);
  • Job Roation;
  • Melhorar ou implementar novos procedimentos, tecnologias, processos ou sistemas;
  • Dentre outros

 

Aprendizagem social

Aprendendo com outros e criando conexões. Exemplos:

  • Atuar como multiplicador(a) interno(a);
  • Compartilhar conhecimento dentro e fora da empresa;
  • Reunir-se com diferentes líderes;
  • Atuar como um(a) mentor(a) e/ou tutor(a);
  • Participar de grupos ligados à atuação profissional;
  • Interagir com pares para conhecimento do negócio;
  • Dentre outros.

 

Aprendizagem formal

Desta forma, estima-se que somente 10% do aprendizado é realizado de maneira formal, como exemplos abaixo:

  • Realizar treinamentos, workshop, conferência, fórum, congressos e seminários presenciais;
  • Desenvolvimento do idioma;
  • Realizar cursos a distância;
  • Visitar outros sites;
  • Participar de processo Coaching;
  • Leituras;
  • Dentre outros.

 

Atue de forma proativa no seu desenvolvimento e conte com seu (sua) gestor(a) para apoiá-lo(a), fornecendo constantes feedbacks e suportando-o(a) na implementações de ações de desenvolvimento.

Biblioteca Virtual

Conheça o nosso acervo de conteúdo utilizado como fonte de desenvolvimento disponibilizado através das trilhas de aprendizagem.

 

Acesse nossos conteúdos

 

Gestão de Treinamentos de SSMA e Responsabilidade Social

Acompanhe o status dos treinamentos obrigatórios, realize inscrições nos treinamentos presenciais, emita relatórios e acompanhe a nossa programação mensal.

 

Evite seu bloqueio, mantenha os treinamentos atualizados

 

PDI – Plano de Desenvolvimento Individual

Reconhecer quem faz a nossa empresa é um valor para a Kinross, e trabalhamos para que todos(as) tenham oportunidade de se desenvolver continuamente.

 

Valorizamos um ambiente em que os(as) empregados(as) possam crescer e utilizar plenamente o seu potencial para planejamento e acompanhamento das ações de desenvolvimento.

 

Acesse o sistema PDI

 

Manual de acesso Gestor – Português

Manual de aceso Gestor – Inglês

Atendimento e Status PDI

RH-PRO-061-Treinamento e Desenvolvimento

Manual de acesso Empregado- Português

Manual de acesso empregado – Inglês

Atualizando a Eficácia do PDI (ROI – Retorno de Investimento)

 

Atenção! Para acessar o sistema, ê necessário ter usuário de rede e usuário no Sistema Sênior. Desta forma, as solicitações de novos(as) usuários(as) devem ser fedas junto a TI, através do Service Desk. Posteriormente, você deverá solicitara equipe de Treinamento e Desenvolvimento a liberação do perfil indicado.